De pai para filho: Internet + Segura, Você + Protegido

Por Internet Segura.br

PENSE BEM antes de colocar informações na Internet. Depois de postar algo, dificilmente você vai conseguir apagar aquilo completamente mais tarde. É bem provável que, anos depois, aquele conteúdo ainda esteja por lá, mesmo você já sendo adulto. É isso que gostaria que acontecesse?

EVITE DIVULGAR SUA LOCALIZAÇÃO, pois isso pode ser usado por pessoas mal-intencionadas para saber onde você está ou para onde você vai.

CUIDADO, NEM SEMPRE AS PESSOAS SÃO QUEM ELAS DIZEM SER:

Nunca marque encontros com desconhecidos (ou conhecidos só da Internet) sem estar acompanhado de um adulto em quem você confia. Procure lugares com bastante movimento também.

Não permita ser filmado por desconhecidos, nem mande fotos para eles. Se alguém te pedir isso, informe imediatamente um adulto em quem você confia.

Sua senha é secreta! Se você passar para outra pessoa, pode fazer com que ela acesse sites ou publique coisas como se fosse você. Tipo aquela foto que você detesta ou alguma mentira…

Avise imediatamente um adulto de confiança caso alguém tenha atitudes inadequadas ou faça você se sentir constrangido ou ameaçado. Desconfie também se alguém que você conheceu pela Internet pedir “segredo” de algo.

RESPEITE AS OUTRAS PESSOAS:

Não repasse e nem escreva mensagens que possam humilhar, ofender ou prejudicar alguém. Com certeza, você não gostaria que fizessem isto com você.

Tenha cuidado ao postar informações sobre seus amigos e familiares, por exemplo, onde seus pais trabalham ou quando eles não estarão em casa. Isso é um prato cheio para qualquer pessoa mal-intencionada.

RESPEITE OS LIMITES DE IDADE:

Eles não são bobagem. Se você não tem idade para acessar o site significa que ele tem algum tipo de conteúdo inadequado para sua idade.

SEJA CUIDADOSO AO NAVEGAR NA INTERNET:

Tem momentos que a internet parece um jogo: alguns sites ou arquivos podem ser uma armadilha para pegar informações pessoais ou senhas do seu computador, celular, tablet, etc.
Por isso, fique esperto e se informe sobre esses riscos: cuidado ao clicar em links ou acessar páginas. Peça ajuda para algum adulto quando tiver alguma dúvida na Internet, beleza?

Dicas para Pais:

Assim como os pais desde cedo orientam os filhos para não conversarem com estranhos, olharem para os dois lados ao atravessar a rua e não aceitarem bala de desconhecidos, eles também devem ser conscientizados sobre os riscos de uso da Internet.

A melhor prevenção neste caso é a informação, pois de nada adianta impor restrições em casa se ele não as têm fora do convívio familiar. Algumas atitudes que você pode tomar são:

  • mantenha o computador em um local público da casa (por exemplo, na sala ou próximo a cozinha). Assim, mesmo a distância, você poderá observar seus filhos, orientá-los e participar juntamente com eles das atividades.
  • mantenha o computador seguro, com todas as atualizações aplicadas e os programas instalados com as versões mais recentes.
  • instale e mantenha atualizado mecanismos de segurança, como antivírus e firewall pessoal.
  • configure o “Controle para pais” disponibilizado em alguns sistemas para tentar evitar que seus filhos tenham contato com conteúdo indevido.
  • alguns jogos bastante apreciados pelos filhos permitem que você controle as ações que eles podem tomar e podem auxiliá-lo a protegê-los.

Informe-se mais sobre o assunto e veja outras dicas em www.internetsegura.br

Veja o folheto em pdf sobre segurança, Internet + Segura, Você + Protegido [2,6 MB]

cert.br Internet Segura

Compartilhar esta publicação