PACS: uma arquitetura de código aberto econômica para países emergentes

Este artigo relata o projeto e implementação de uma infraestrutura de gerenciamento de imagem inovadora e econômica adequada para centros de radiologia em países emergentes. Foi implementado no principal hospital referencial do Butão equipado com uma TC, uma ressonância magnética, radiologia digital e um conjunto de várias unidades de ultrassom. Faltava a infraestrutura de informática necessária para arquivamento e interpretação de imagens e precisava de um sistema de distribuição de imagens para salas clínicas.

A solução desenvolvida para este projeto combina várias plataformas de software de código aberto em um sistema de arquivamento e comunicação robusto e versátil conectado a estações de trabalho de análise equipadas com uma versão certificada pela FDA do altamente popular software Open Source. Todo o sistema foi implementado em hardware padrão em prateleira.

O sistema foi instalado em três dias, e o treinamento dos radiologistas, bem como a equipe técnica e de TI foi providenciada no local para assegurar a plena apropriação do sistema pela equipe local. Os radiologistas foram rapidamente capazes de ler e interpretar estudos nas estações de trabalho de diagnóstico, que tiveram um benefício significativo em seu fluxo de trabalho e capacidade de realizar tarefas de diagnóstico de forma mais eficiente. Além disso, as imagens também foram disponibilizadas para várias unidades clínicas em computadores de mesa padrão através de um visualizador baseado na web.

Mensagens / pontos de ensino

  • As plataformas de comando de imagens Open Source podem fornecer alternativas econômicas para o PACS;
  • Arquitetura aberta robusta e econômica pode fornecer soluções adequadas para países emergentes;
  • A computação de imagem muitas vezes falta em hospitais equipados com modalidades digitais.

Palavras-chave: imagens médicas, sistemas de arquivamento e comunicação de imagens, sistema de informação radiológica, telerradiologia, ferramentas de software.

Download “PACS: uma arquitetura de código aberto econômica para países emergentes” pacs_paises_emergentes.pdf – Baixado 130 vezes – 326 KB

Compartilhar esta publicação